Eu sou fisioterapeuta há muitos anos e também perito judicial. E nos dois casos, eu sempre avaliei a coluna das pessoas. Como fisioterapeuta eu avaliava e tratava, e como perito, avaliava e investigava as causas das dores, para gerar um laudo e enviá-lo ao juiz. Enquanto fisioterapeuta eu via as pessoas melhorando das suas crises após o tratamento, mas em algum tempo tendo recaídas, e retornavam ao tratamento. E como perito eu via as pessoas usando de forma extremamente errada a coluna, e em pouco tempo estavam incapacitadas ao trabalho.
Esses dois pontos de vista me fizeram perceber que não adiantava apenas tratar o problema, fazer o paciente melhorar, e mandá-lo para casa, ou para o trabalho, sem que ele aprendesse a usar a sua coluna corretamente, pois, eles iriam repetir as mesmas posturas e hábitos errados de sempre, voltando a ter novas crises, cada vez piores. Foi quando passei a interrogá-los com mais atenção, saber exatamente como era o dia-a-dia deles, e ficou claro que o erro estava nas posturas erradas, que elas faziam o dia quase todo e no sedentarismo, na falta de exercícios específicos para a coluna.
Neste momento passei a orientar meus pacientes a fazerem as posturas corretas e os exercícios corretos em casa. E aí pensei: agora o problema está resolvido! Mas os pacientes continuavam a ter recaídas, novas crise, e ao perguntar se tinham seguido as orientações, a resposta de quase todos era: não! E as desculpas eram as mais diversas: não tenho tempo, não sei fazer sozinho, não tenho equipamentos em casa, esqueci como se faz os exercícios e as posturas, etc. E aquelas respostas não saiam mais da minha cabeça! E passei a procurar uma forma de vencer essas desculpas. E depois de muito estudo, análise e reflexão, ficou claro o que estava acontecendo: as pessoas faziam o tratamento na clínica, mas não colocavam em prática no seu dia-a-dia o que aprenderam lá, pois, aquilo não virava uma rotina, um hábito.
E conclui que a melhor maneira de fazer as pessoas mudarem de um hábito errado para um hábito correto, era estando a disposição delas, em casa, no trabalho, nas viagens, em qualquer lugar, há qualquer hora, orientando-as e motivando-as, fazendo elas não deixarem de praticar as posturas corretas e os exercícios corretos, até virarem um hábito. E foi aí que nasceu o PROGRAMA COLUNA SEM DOR, um programa onde as pessoas tem as orientações necessárias para acabar com as dores nas costas EM 42 DIAS, na hora e no local em que elas quiserem. Sem precisar ir a clínicas, nem de marcar hora com profissionais; e foi um sucesso!!!
Depois de muitos pedidos mesmo, resolvi dividir este programa com pessoas como você, que passa pelos mesmos problemas que meus pacientes passaram, e que não aguentam mais viver com dor nas costas, de profissional em profissional, e sempre tendo recaídas. Você não vai mais passar por isso, pois, eu vou está com você, fazendo as posturas e os exercícios onde você quiser, na hora que você quiser.